Como usar o verão a favor do emagrecimento

Veja como a estação mais quente do ano pode dar aquela mãozinha no processo de emagrecimento.

Fisiologicamente falando, sabemos que é mais fácil perder peso no inverno. As temperaturas baixas do ambiente forçam nosso corpo a gastar mais energia para produzir calor, sendo assim, consumimos cerca de 10% a mais de calorias.

Apesar disso, o verão é uma estação mais favorável para a perda de peso em função de outros fatores que vão além da temperatura externa. 

E como sabemos que toda ajuda é muito bem-vinda, trouxemos alguns destes aspectos para você conhecer e usar a seu favor.


Maior consumo de água nos dias quentes

Em função do calor característico da estação, tendemos a aumentar a quantidade de água ingerida diariamente, o que é ótimo para diminuir o inchaço e eliminar toxinas. Além de auxiliar na retenção de líquidos, o maior consumo hídrico acelera o metabolismo e ajuda a regular o funcionamento intestinal e renal.

Para garantir uma hidratação adequada, a dica é sempre levar uma garrafa de água que suporte 500 ml ou 1 litro. Desta forma, você saberá quantas garrafas precisa consumir ao dia para chegar ao seu objetivo.

Para calcular a média de água que você deve beber utilize a fórmula:

35 ml X peso corporal (em kg) = quantidade de água em litros

Exemplo: uma pessoa de 60 kg deve consumir, no mínimo, 2,1 litros diários.


Alimentos leves e refrescantes tornam-se mais apetitosos

Pensar em comer uma salada no inverno não parece nada atrativo, não é mesmo?

Mas no verão, uma saladinha bem colorida e com direito a frutas da estação já soa como o prato mais delicioso do dia.

A tendência de comer alimentos mais leves e refrescantes é explicada justamente pelo fato de o corpo não necessitar de tanta energia para regular a temperatura interna. Ao contrário do que acontece no inverno, quando buscamos refeições pesadas, no verão tendemos a escolher opções com um menor teor calórico.

Além disso, em dias quentes nossa circulação precisa estar bem distribuída por todo o corpo para que haja o resfriamento e manutenção da temperatura corporal. Ao ingerirmos uma refeição pesada, precisamos direcionar parte da circulação para o sistema digestivo, o que gera a sensação de cansaço e sonolência.

Confira algumas sugestões de alimentos deliciosos, nutritivos e que são a cara do verão:

  • Iogurte desnatado com frutas
  • Água aromatizada com frutas, hortelã, alecrim, gengibre ou canela
  • Smoothies ou sorbets com frutas congeladas
  • Saladas refrescantes
  • Tartar ou poke de salmão ou atum
  • Legumes com patê de grão de bico ou ricota


Motivação para atividades ao ar livre

Dias quentes, ensolarados e mais longos são extremamente convidativos para atividades ao ar livre como caminhadas, andar de bicicleta, praticar esportes em grupo ou aquáticos, é claro, com todos os cuidados necessários.

Os exercícios físicos regulares são fundamentais para o tônus muscular e evitam a flacidez que pode ocorrer após a perda de peso. A prática constante também melhora o condicionamento físico e acelera o processo de emagrecimento.

Mas não precisa se assustar! Para isso, não é necessário passar horas todos os dias na academia. Busque uma atividade que lhe agrade e veja este novo hábito como um momento de prazer. E aí vale tudo, dançar, correr, fazer musculação, pular corda, nadar, ou simplesmente caminhar. O importante é se mexer!


As férias de verão ajudam a diminuir níveis de estresse

A tensão, o estresse e a ansiedade nos levam a buscar alimentos mais calóricos como uma forma de escape e distração. A rotina corrida também pode se apresentar como uma barreira para fazermos escolhas conscientes e mais saudáveis. Por isso, durante as férias, quando estamos mais relaxados, tendemos a procurar menos pelos comfort food – do inglês, comida de conforto.

A relação entre estresse e o ganho de peso é complexa e envolve uma série de hormônios que regulam nosso apetite e a sensação de saciedade. Por isso, a tensão tem influência direta sob o processo de emagrecimento. Aproveite o momento das férias para preparar refeições caseiras, para comer com calma apreciando cada sabor e para praticar atividades físicas e veja a diferença que estas atitudes simples farão.

Esta também é a oportunidade perfeita para buscar formas de organização que irão funcionar e ajudar no seu dia a dia quando voltar ao trabalho. Pesquise e teste receitas práticas e gostosas, crie o hábito de congelar refeições e ingredientes para pratos rápidos. Esta é a hora de experimentar!

Viu só? É possível sim aproveitar muito com a família e ainda usar o verão ao seu favor e potencializar o processo de emagrecimento!

Mas é importante sempre lembrar que são diversos os fatores que influenciam a perda de peso, sendo a temperatura do ambiente apenas um deles. Por isso, é fundamental considerar todos de forma global e buscar ajuda profissional para um emagrecimento saudável e duradouro.

Gostou das informações?

Conte para a gente de que forma você tem aproveitado os dias de calor para buscar uma rotina mais saudável.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas, receitas e novidades

inscreva - se

Seu objetivo é melhorar sua vida, sua saúde e autoestima? Conte com a gente para cada etapa desse processo. O que você está esperando? Dê seu primeiro passo hoje mesmo.

Selos de excelência
Prêmios e reconhecimentos Magrass

Magrass © 2020 Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *